domingo, 13 de maio de 2007

Olissipografia 23










Este palácio ocupava o que corresponde, actualmente, a parte da Rua Alexandre Herculano que liga a Avenida da Liberdade à Rua de Santa Marta. Situado nos arrabaldes de Lisboa e conhecido pelos bons ares que vinham do Vale do Andaluz e do Vale Pereiro, albergou a representação inglesa, entre 1741 e 1807 (daí a sua morada ser a Travessa do Enviado de Inglaterra). Os seus jardins ocupavam mais de 3000 metros quadrados e pertenciam, desde o século XVI, ao morgado dos "Sousa de Alte" (família que raramente ocupou o seu domínio lisboeta).

O edifício e respectivos jardins foram submetidos a sucessivos arranjos, mas os últimos tempos, que aqui estão retratados, demonstram que o seu último inquilino (os CTT) deixou-o em muito mau estado. E a abertura da Rua Camilo Castelo Branco e o alteamento da Rua de Santa Marta não ajudaram nada à sua manutenção. É, de facto, uma Lisboa perdida, irremediavelmente...

2 comentários:

Bic Laranja disse...

A 5ª fotografia tem uma legenda incompleta... O ribeirão é sobre a Rua de Santa Marta?
Cumpts.

O Exactor disse...

É na Rua de Santa Marta. Corresponde à Travessa do Enviado de Inglaterra, muito degradado nos últimos anos...antes da demolição do Palácio, em 1938!
Há um outro aspecto interessante - no arquivo municipal de Lisboa as fotografias catalogam o Palácio da Condessa de Edla, correspondente a um outro edifício contíguo e com a entrada comum, correspondente à primeira fotografia. Despertei a curiosidade do confrade Bic Laranja?