quinta-feira, 17 de maio de 2007

Segredos matinais



Ao ler isto, cada vez mais me apetece voltar aos meus velhos hábitos matinais de prática hípica. A vida actualmente não me deixa grande margem de manobra, por outras razões, mas bem que me fazia falta uma actividade que me servisse de escape à intelectualidade, cada vez mais exigente (sim, Charlotte, também tenho as minhas minas).

Que bom que era acordar de madrugada, vestir-me a preceito, calçar as botas de montar, com esporas de estrela, e entrar numa cavalariça, com os animais já espertos, mesmo no meio de Lisboa. Os hábitos tornavam-se rotineiros e a chegada ao picadeiro para "desenrolar" o cavalo demorava cerca de 20 minutos. As voltas no picadeiro repetiam-se durante mais de 40 minutos, sempre com o cumprimento de um conjunto de preceitos sagrados à mistura. Enquanto dava a minha volta matinal, solitária, lembrava a escola de Baucher e repetia o que Manoel Carlos de Andrade nos ensinou na "Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavalaria". Com o bom tempo, chegava a possibilidade de, ao fim-de-semana dar uns saltos no campo de obstáculos exterior, com as quedas a tornarem-se usuais.

A equitação é, mais que um exercício físico, uma prova mental! Vou voltar em breve a esta prática... mas em segredo!

Sem comentários: