sexta-feira, 13 de julho de 2007

Acto de contricção

O templo é maravilhoso, mas não presto muita atenção. Entro nas suas portas altas e sinto-me pequeno. Quero confessar-me, mas receio a minha pena. Sou um exactor puro e duro, não olho para os outros da mesma forma que Jesus olhou quando resumiu os dez mandamentos a um só "amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Como é isso possível quando só é possível amar se todos contribuírmos? Este meu conflito interno leva-me a repetir as palavras em latim que decorei em criança: "Deus meus, ex toto corde paenitet me omnium meorum peccatorum, eaque detestor, qui peccando, non solum poenas a te iuste statutas promeritus sum, sed praesértim quia offendi te, summum bonum, ac dignum qui super omnia diligaris.Ideo firmiter propono, adiuvante gratia tua, de cetero me non peccaturum peccandique occasiones proximas fugiturum.Amen."

Sem comentários: