segunda-feira, 28 de maio de 2007

Foguetão 1-6 (1961)






Esta revista portuguesa de 1961 nasceu em Maio e desapareceu em Julho (teve treze números). Foi uma criação de Adolfo Simões Müller. As revistas tinham um formato "Berliner" e lembro-me muito bem de saboreá-las (repetidamente) em casa dos meus pais (onde estarão agora?). Tinham umas séries fantásticas e foi com esta que conheci os intrépidos "Blake & Mortimer" de Jacobs. Tudo aqui.

3 comentários:

Pedro Botelho disse...

Essa de se chamar «Capitão Marte» ao excelente "Dan Dare" de ambiência ultra-realista do Frank Hampson é típica das adaptações portuguesas que não captam o espírito do original...

Notícia importante: está em curso desde há pouco tempo a publicação dessa histórica BD com um formato que respeita (embora em tamanho mais reduzido) o da revista Eagle onde foi originalmente publicado: ver aqui.

E quem vos fala pode gabar-se de ter aprendido inglês nessas páginas, como aprendeu francês nos jornais de Tintin e Spirou.

As capas recentes dos Dan Dare são feiosas e revelam uma estilização abominável que pouco tem a ver com a do Hampson e colaboradores, mas o recheio é fabuloso e inteiramente respeitador do original dos anos 50 e 60!

Pedro Botelho disse...

«E quem vos fala pode gabar-se de ter aprendido inglês nessas páginas, como aprendeu francês nos jornais de Tintin e Spirou.»

E já agora: também de ter podido conservar todas essas maravilhas até hoje, em óptimas condições.

Pedro Botelho disse...

«uma estilização abominável»

Bom, vamos lá corrigir. As capas recentes não são assim tão más como isso, e desta vez a intenção -- imitar o inimitável estilo Hampson -- até é louvável. O meu «abominável» justificava-se apenas por uma preocupação minha, possivelmente um tanto exagerada, de recuperação fiel do original, tão sistematicamente adulterado e ofendido! Teria sido muito melhor a reprodução pura e simples de vinhetas escolhidas como capas.

Pena é que ninguém resolva reeditar as outras séries do Eagle da idade de ouro, a começar pelo óptimo "Luck of the Legion", pelas séries históricas da última página e não esquecendo os cortes tecnológicos do L. Ashwell Wood das páginas intermédias!

Ainda bem que, como o velho Tio Rico Mac Pato (alias Uncle Scrooge) das velhas adaptacoes mexicanas, tenho tudo isso bem conservado no cofre-forte!