quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Chinatown

O meu excesso de produtividade mineira tem-me afastado destas bandas, mas prometo o meu regresso para breve.

Não posso deixar, no entanto, de falar um pouco sobre esta pseudo-controvérsia (será mania minha ou estou a ver tudo muito pseudo?) da proibição de lojas chinesas no eixo Baixa-Chiado. Fala-se em proibição e aparecem logo os oportunistas políticos com o contra-discurso do racismo e da violação da igualdade. Recordo todos esses senhores que não se trata aqui de um problema de discriminação, mas sim de ordenamento e planeamento urbanístico. Não defendo a CML ou quem quer que seja, apenas desejo que haja racionalidade na afectação de zonas nobres da cidade ao comércio. Ou será que queremos uma nova Luanda ou uma cidade da Praia, em que os centros da cidade foram totalmente tomados por lojas chinesas (construídas com material pré-fabricado), com o efeito de afastamento de qualquer tipo de turismo cultural, que ainda vamos tendo?

Sem comentários: