domingo, 9 de dezembro de 2007

Ainda El Greco


A obra de El Greco sempre me impressionou, caro JM. Tomei contacto com a mesma quando Descartes entrou na minha vida, através de uma amiga minha. É interessante reparar que Greco retratava sempre as faces humanas de forma esguia. Seria propositado, ou um defeito de visão do artista? Inclino-me para esta última, e para a imperfeição consequente da nossa existência orgânica e precária... Ac proinde haec cognitio, ego cogito, ergo sum, est omnium prima & certissima, quae cuilibet ordine philosophanti occurrat...

2 comentários:

Je maintiendrai disse...

As peculiaridades dos facies teotocopolianos são, de facto, um tema recorrente. Quanto à óptica do pintor, ainda não me convenci; mas se me convencesse seria através da tese desenvolvida na bela obra biográfica de Gregorio Marañon. Conhece?

O Réprobo disse...

Queridos Amigos,
não seria uma tentativa de apontar para o Céu, como já o Gótico fora?
Abraços